Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TEATRO E CINEMA RUSSO

teatro russo é, sem dúvida um dos mais ricos do mundo, devido à quantidade de dramaturgos, escritores e peças de teatro. Pensa-se que os russos são aqueles que mais vão ao teatro em todo o mundo. Um dos maiores símbolos do teatro russo é o Teatro Bolshoi, em Moscovo, onde são apresentadas inúmeras peças de teatro russas ou estrangeiras, além de balé e ópera. O teatro russo começa desde muito cedo, antes da dinastia Romanov, onde se usavam marionetes e música tradicional.
O cinema surgiu na Rússia com os irmãos Lumière, pouco antes do fim do Império, quando os franceses passaram a exibir filmes em São PetersburgoMoscovo, no ano de 1896. Alexandre Drankov foi o primeiro cineasta russo, produzindo Stenka Razin.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foram produzidos muitos filmes sobre o conflito, com ideias e mensagens anti-germânicas.
Sob a URSS, os filmes foram produzidos de forma moderada pelo regime. Os aclamados clássicos de Serguei Eisenstein ficaram mundialmente conhecidos. Com a criação do programa espacial soviético, grande parte dos filmes mudaram o foco para a ficção científica, como o famoso Solaris.
No fim do século XX e início do século XXI, com a desintegração da URSS, o cinema russo sofreu um golpe na qualidade e produção de seus filmes. Um dos filmes mais famosos e aceitos pela crítica, produzidos naquela época, foi o Barbeiro da Sibéria, de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário