Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

russia

A pintura na Rússia tem uma história demarcada por cinco fases bem distintas. Inicia-se na cristianização do Caganato Rus', ocorrida em torno de 860, quando o intercâmbio cultural com o Império Bizantino levou para lá a tradição da pintura de ícones. Essa tradição, toda voltada para a religião, constituiu a única manifestação em pintura na Rússia até a ocidentalização do país no século XVIII por Pedro, o Grande, quando em menos de meio século formou-se uma escola de pintura praticamente nova, de caráter profano, correlacionada ao fim do Barroco que se desenvolvia no resto da Europa.
Integrando-se à evolução geral da arte europeia desde então, a pintura russa teria um momento de destaque e daria uma importante contribuição própria à arte ocidental por ocasião da emergência das vanguardas, no início do século XX, quando pintores como Kandinsky e Malevich seriam os precursores dos movimentos abstratos na pintura.
Com a Revolução de Outubro, em 1917, os pintores foram obrigados pelo Estado a seguir uma estética figurativa populista, originando o estilo conhecido comoRealismo socialista, que só perderia força com a progressiva liberalização do regime político local no fim do século XX, quando um grupo de artistas dounderground iniciou um movimento de contestação das fórmulas da arte oficial, introduzindo conceitos contemporâneos na pintura russa, diversificando enormemente seus horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário