Translate

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Da diferença de maturidade entre meninos e meninas e do infeliz superamadurecimento precoce dessas últimas

e

Estava eu no bosque do Instituto de Educação sozinha, lendo "As Três Vias e as Três Conversões" de Garrigou Lagrange. Me encontrava ali porque  tinha sido liberada mais cedo do que de costume e, como tinha que almoçar na escola pra ir a um compromisso depois dali, tive que ficar esperando sentada - literalmente - no colégio.
Eis-me ali, então, quando chegam alguns aluninhos do sexto ano, a antiga quinta série do ensino fundamental ou o mais antigo ainda primeiro ano do ginásio. Algumas meninas e dois meninos. Enquanto esses últimos se divertiam brincando de escorregar no chão liso e sujo, as mocinhas escutavam umpagode pelo alto-falante do celular de uma delas, cuja letra do refrão dizia: 

"Não sou mais criança pra brincar de pega-pega, pique esconde

Diz aonde você tá!
Não me importa se você mora aqui perto ou bem longe
Eu atendo é só ligar
Já mandei mensagem pra lembrar que na data de hoje
Faço um ano sem ficar
É só ligar a cobrar
Liga pro meu celular
É só mandar algum sinal dizendo que isso vai mudar."



Espera, espera! Como assim não é mais criança minha filha? Você tem ONZE anos, o n z e!!!!


É evidente que as meninas amadurecem mais cedo que os meninos, é absolutamente natural e querido por Deus que assim ocorra. Explico: Para constituir família, o ideal é que no casal o homem seja mais velho que a mulher. Sendo ela mais jovem, é mais fértil do que o seria com o passar dos anos e tem mais disposição física para cuidar das crianças. Já ele, sendo  mais velho, já trabalha e poderá ser o provedor da nova família. Diz a psicóloga Elisa Reis "Sim, na verdade as meninas se desenvolvem mais rápido desde bebês e na adolescência o desenvolvimento psíquico e corporal das meninas ultrapassa em dois anos o dos garotos. É claro que isso aparece nos relacionamentos. E por isso também é natural as meninas namorarem garotos mais velhos do que elas. As meninas amadurecem antes. Nas meninas a parte do cérebro destinada às habilidades linguísticas, o hemisfério esquerdo, desde os seis meses de idade já mostra mais atividade elétrica quando escutam sons linguísticos. Quando começam a falar articulam melhor as palavras, criam frases mais longas e complexas, falam mais e com maior fluidez. E, ao contrário dos meninos, encontram mais facilidade para escrever durante os primeiros anos escolares. Os meninos requerem uma atenção diferenciada para sua compreensão leitora. O desenvolvimento corporal (e o psíquico) das meninas é de 2 anos antes dos meninos. Na puberdade os meninos vivem “dominados” pelas meninas. Eles, em geral, reagem com excessos de violência, dificultando a convivência em sala de aula. Os meninos tímidos retraem-se, isolando-se em suas relações com as meninas. A situação entre os sexos começa a se equiparar na juventude após os 19 anos mais ou menos."


Por mais natural que seja o nosso amadurecimento  rápido, ele não pode ser tão rápido assim como no exemplo que citei no início. Crianças devem ser crianças. Hoje, com o o déficit de moral na educação que os pais dão aos filhos, cada vez mais cedo as meninas querem saber de beijar na boca dos namoradinhos, e namoradinhos ''de verdade'', não se limitando a só pegar na mão um do outro no recreio. Faz-se mister reeducar nossas crianças e ensiná-las a ter uma infância boa de verdade. Este problema do superamadurecimento não é de agora. Tenho 18 anos e, quando tinha dez, minhas amiguinhas de 11 já tinham beijado, eu era a única B.V.L. do grupo(Leia-se: Boca Virgem de Língua). Quando assistimos juntas ao filme do Peter Pan, no qual ele beija a personagem Wendy servi de chacota pois, afinal, até o Peter pan já tinha beijado e eu não. Na minha infância cedi as pressões das ''amigas'' e dei meu primeiro beijo de língua aos 10 anos com um garoto de 14 que eu nunca tinha visto mais gordo.
Se você nunca beijou um menino e está lendo isso, não ceda as pressões. Olhe para a Santíssima Virgem e siga em frente. Me arrependo amargamente de ter dado este dom, que foi o meu primeiro beijo de língua para um Zé Mané. esse beijo não pertencia a ele, pertencia ao meu futuro esposo.
Você pode ler mais sobre a questão do beijo de língua clicando aqui nesta postagem: http://donzelacrista.blogspot.com/2012/01/e-beijo-de-lingua-ta-tudo-bem-todo.html

image
Peter Pan e Wendy

Nenhum comentário:

Postar um comentário