Translate

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O que o daltônico enxerga

É difícil imaginar como outra pessoa enxerga as cores, pois isso é muito subjetivo. Como eu sei que o que eu enxergo como vermelho é o que outra pessoa enxerga como vermelho? O meu vermelho é mais rico ou é mais escuro do que o dela? Ou mais claro e apagado comparado ao que ela vê? Você já deve ter discutido com alguém sobre se uma calça é azul marinho ou preta e talvez vocês não tenham chegado a um consenso. 
Quando você se refere a um arco-íris, pensa em VLAVAAV: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Então o que um daltônico enxerga? Nada tão variado e excitante.
Com a imagem colorida abaixo, veremos como a deuteranopia e a protanopia (ambos tipos de daltonismo vermelho-verde) e também a tritanopia afetam a maneira de uma pessoa enxergar.
Deuteranopia: ausência de vermelhos. O vestido da mulher parece cinza-esverdeado e o roxo não aparece no guarda-chuva. O verde do guarda-chuva parece meio acinzentado. Até a pele dela perde o tom de rosa.
Protanopia: parece muito com a uma deuteranopia, não é mesmo? Exceto que o vestido vermelho parece ser cinza escuro.
Tritanopia: o amarelo da imagem virou um rosa claro. Não há laranja. O azul do céu muda, assim como todos os vermelhos. O que você mais enxerga se parece com tonalidades de rosa e azul. A imagem fica mais embaçada.
Portadores de tricromacia anômala têm dificuldade em distinguir o verde, o amarelo e o vermelho. Eles podem não enxergar nenhuma diferença entre o objeto roxo que você está segurando e o azul (uma vez que o roxo envolve aluz vermelha).
Portadores de monocromacia enxergam preto, branco e cinza, e o que eles vêem é provavelmente desfocado.
A vantagem para as pessoas que possuem deficiência de enxergar cores vermelho-verde leve é que elas são melhores em detectar camuflagens. O mesmo ocorre com os portadores de dicromacia. Eles são mais apurados para avaliar texturas e dificilmente são enganados pelos padrões de cor. [fonte: Gene Reviews].
Daltonismo

A primeira menção de daltonismo partiu de John Dalton, no fim do século 17. Dalton era daltônico e pediu que seus olhos fossem examinados após sua morte. Ele afirmou que talvez seus olhos possuíssem matizes de azul e absorviam comprimentos de onda de luz diferentemente de outras pessoas [fonte: OMIM]. Algumas vezes, a deuteranopia é referida como daltonismo.
recado vão nesse saide para ver uma coisa http://saude.hsw.uol.com.br/daltonismo2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário